top of page

Saúde Mental: Conceitos e definições.

Após a pandemia da COVID-19, muito ouvimos falar sobre Saúde Mental. Todo o mundo voltou a atenção para a importância do conceito geral de saúde (físico, mente e espírito). Portanto, a saúde mental positiva entrou em pauta em todos as rodas de conversas, indo das mais despojadas até as formais.

A importância de manter hábitos saudáveis não é mais uma novidade, principalmente no que diz respeito a nossa paz mental. Ter uma mente saudável tornou-se um artefato de luxo que cada vez mais é prezado e cobiçado. Porém, você sabe mesmo qual é o significado de saúde mental? Sabe quais medidas deve tomar para conquistar uma saúde mental positiva? Sabe quais os sinais e sintomas seu corpo pode apresentar se a saúde mental estiver negativa? E até mesmo, como a prática de atividades físicas pode ser responsável por auxiliar no seu bem-estar?

Esse é o primeiro artigo de uma trilogia onde eu vou te contar tudo o que você precisa saber para cuidar melhor da sua saúde mental. Então, não perca as próximas leituras. Toda segunda-feira há um texto novinho escrito, por mim, com muito carinho esperando por você!


Saúde geral = físico + mente + espírito saudáveis. Fonte: Canva.




O que é Saúde Mental?


Antes de falarmos em Saúde Mental, precisamos conceituar a Saúde. Dessa maneira, Saúde Geral “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou enfermidade” (WHO, 1946). É a partir desse conceito adotado pela OMS, que começamos a entender que ser saudável não é apenas não estar doente, mas é necessário que nosso físico, nossa mente e nosso convívio social estejam em equilíbrio positivo. Um indivíduo apenas poderá ser considerado saudável quando “gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir” (WHO, 1946).

A Saúde Mental pode ser considerada um dos pilares da saúde e é diante dessa afirmação que a OMS a define como mais do que apenas a ausência de doenças e transtornos mentais. Ela deve ser vista como “um estado de bem-estar mental que permite que as pessoas lidem com o estresse da vida, percebam suas habilidades, aprendam e trabalhem bem, e contribuam com suas comunidades”, sendo ela a responsável por compreender a capacidade de vivenciar, experienciar e contribuir socialmente (WHO, 2022).

Portanto, Saúde Mental é um termo amplamente difundido que considera o nível de qualidade de vida cognitiva, neurológica, psicológica e emocional. Está relacionada ao bem-estar, humor, percepções, emoções, sentimentos, comportamentos e cognição. Pode ser identificada como o mecanismo protetor ao desencadeamento de diversas doenças.


O perfil social é um dos parâmetros da saúde geral e mental. É a atuação em sociedade que ressalta a característica e personalidade do indivíduo, podendo, assim, destacar o acometimento de transtornos mentais. Fonte: Canva.




Definindo a Saúde Mental Positiva


A Saúde Mental Positiva é um estado em que a pessoa se encontra apta a desenvolver as habilidades pessoais, enfrentar os desafios cotidianos, trabalhar de forma produtiva, gerenciar emoções e sentimentos, e vivenciar os ciclos da vida com bem-estar e resiliência.

Para que haja a Saúde Mental Positiva é necessária a interação entre fatores ou características psicossociais (JAHODA, 1958):

1.     Satisfação pessoal: estar satisfeito com quem você é, com o corpo que você tem, com o indivíduo que você se tornou e agir para estar satisfeito;

2.     Atitude pró-social: é o comportamento de ajudar, compartilhar, confortar, cooperar, doar e agir em prol da sociedade;

3.     Autocontrole: capacidade de gerir e controlar seus impulsos, emoções, sentimentos e ações;

4.     Autonomia: capacidade de autodeterminação baseado em conceitos morais, porém sem a influência de interferências externas; é ser independente;

5.     Resolução de problemas (resiliência): adaptação às mudanças facilitando a solução de desafios e problemas;

6.     Realização pessoal (crescimento e evolução): busca pelo desenvolvimento e expansão com o ser;

7.     Habilidades de relação interpessoal: capacidade de ser relacionar e manter conexões com pessoas.

 

Alguns critérios que conduzem a Saúde Mental Positiva e mantém o equilíbrio “corpo/mente/social”, são eles:

1.     Atitudes positivas em relação a si próprio;

2.     Crescimento, desenvolvimento e auto realização;

3.      Integração e resposta emocional;

4.     Autonomia e autodeterminação;

5.     Percepção apurada da realidade;

6.     Domínio ambiental e competência social.

 

Quando a Saúde Mental é alterada e tange para o lado negativo surgem os transtornos mentais, alterações de comportamento, declínio cognitivo e condições que prejudicam a saúde como um todo.

 



O que é Transtorno Mental?


Conforme definido pela Classificação Internacional de Doenças 11ª Revisão (CID-11), um transtorno mental “é uma síndrome caracterizada por distúrbio clinicamente significativo no estado de saúde de um indivíduo, onde a cognição, regulação emocional ou comportamento refletem uma disfunção psicológica, biológica ou nos processos de desenvolvimento e funcionamento comportamental. Esses distúrbios geralmente estão associados a sofrimento ou prejuízos pessoais, familiares, sociais, educacionais, profissionais ou em outras áreas importantes de funcionamento” (WHO, 2021).

Em suma, os transtornos são as desordens de cunho mental ou psicológico que prejudicam a conduta da vida pessoal e profissional. São caracterizados por ideias, emoções, relacionamentos e comportamentos que fogem do padrão da normalidade (WHO, 2001).  Podem ser causados por demandas psicológicas ou biológicas (CLEMENTE; LOYOLA FILHO; FIRMO, 2011).

Atrelado aos transtornos está o sofrimento psicológico que é uma insatisfação com a vida ou com a forma de viver, moldados a partir de cada experiência e vivências pessoais de acordo com o contexto social e cultural (FONSECA; GUIMARÃES; VASCONCELOS, 2008).



Transtornos mentais podem ser silenciosos, ao perceber os sinais e sintomas, procure um médico. Fonte: Canva.




Hábitos saudáveis = Mente saudável


Os hábitos saudáveis influenciam diretamente na saúde física e na saúde mental não seria diferente. Manter bons hábitos auxilia na prevenção de transtornos mentais e neurodegenerativos, déficits cognitivos e doenças desmielinizantes.

Dessa forma, a prática regular de exercícios físicos, a manutenção do corpo em movimento, a alimentação saudáveis com baixo consumo de açúcar e gorduras, a alta ingestão de água, a boa qualidade do sono, a rotina equilibrada com níveis reduzidos de estresse, uma vida social ativa, atividades ao ar livre, convívio com pessoas queridas, amor próprio e autoconhecimento são estratégias para estimular a Saúde Mental Positiva. Afinal, corpo e mente saudáveis é inteiramente proporcional a uma excelente qualidade de vida e níveis generosos de felicidade.

 

No próximo artigo conheça a relação entre a Educação Física e a Saúde Mental, saiba como a prática regular de atividade física pode ser usada como tratamento (Educação Física e Saúde Mental: Uma relação de sucesso!).

 

 


Conclusão

A Saúde Mental é um componente importante da saúde geral, definida como mais do que apenas a ausência de transtornos e doenças mentais. Dessa maneira, a Saúde Mental é um estado de bem-estar mental que permite a vivência do indivíduo em sociedade. A desarmonia da SM impacta diretamente a qualidade de vida dos seres humanos, levando ao desenvolvimento de transtornos mentais.

Os transtornos mentais são as desordens que prejudicam a conduta da vida pessoal e profissional. Porém, adotar e manter hábitos saudáveis pode prevenir o acometimento da Saúde Mental.

 

Referências Bibliográficas

CLEMENTE, A. S.; LOYOLA FILHO, A. I.; FIRMO, J. O. A. Concepções sobre transtornos mentais e seu tratamento entre idosos atendidos em um serviço público de saúde mental. Caderno de Saúde Pública, v. 27, n. 3, p. 555-564, 2011.


FONSECA M. L. G.; GUIMARÃES M. B. L.; VASCONCELOS E. M. Sofrimento difuso e transtornos mentais comuns: uma revisão bibliográfica. Revista de APS – UFJF, v. 11, n. 3, p. 285-294, 2008.

 

WHO, World Health Organization. Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO). NEPP-DH, Geneva: 1946. Disponível em: <http://www.nepp-dh.ufrj.br/oms2.html>.

 

___________________________. ICD-11 for Mortality and Morbidity Statistics (ICD-11 MMS). WHO: Geneva; 2021. Disponível em: https://icd.who.int/browse/11/2021-05/mms/en

 

____________________________. Relatório Mundial da Saúde, Saúde Mental: Nova Concepção Nova Esperança - The World Helath Report, Mental Health: new Understanding, New Hope, Geneva: 2001. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/42390/WHR_2001_por.pdf?sequence=4 Acesso em: 10/01/2023.


_____________________________. World Mental Health Report – Transforming mental health for all (Relatório Mundial de Saúde Mental: Transformando a Saúde Mental para todos). Geneva: 2022.






Por MSc. Natiele Bedim

Assine o boletim informativo da CientiEFIcidade

Receba as postagens com exclusividade diretamente na sua caixa de e-mail, ofertas e lançamentos de cursos em primeira mão.

Muito obrigado(a) por assinar!

© 2023 by CientiEFIcidade. Powered and secured by Wix

bottom of page