top of page

10 Benefícios da Atividade Física para sua saúde

Como vimos anteriormente, Atividade Física (AF) é qualquer movimento corporal voluntário com gasto energético acima do nível de repouso. Nesta perspectiva, qualquer atividade produzida pela musculatura esquelética que resulte em movimento corporal é considerada um subtipo da AF. Percebemos, portanto, que nossa rotina é repleta de atividades que envolvem movimentos corporais, o que torna a prática de AF essencial para a qualidade de vida.

A prática regular de AF desencadeia inúmeros benefícios para nossa saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que manter uma rotina ativa de AF é fundamental para a saúde física, mental e social, podendo a sua execução impactar na incidência de doenças, transtornos e síndromes (WHO, 2020).

Abaixo confira os benefícios das práticas contínuas de AF para a saúde e como alcança-los. No próximo artigo confira os malefícios da inatividade e comportamento sedentário (6 Malefícios da Inatividade Física e Comportamento Sedentário).


Alongamento, treinamento de força e hidratação são excelentes auxílios para melhorar a saúde. Foto: Canva.



Benefícios da prática regular de Atividade Física para a saúde

As AFs são amplamente recomendadas pelos profissionais da saúde justamente pelos diversos benefícios que promovem na saúde geral dos indivíduos. É possível listar dezenas de benefícios e fatores desencadeados pelas atividades que levam a maior promoção da saúde, hábitos saudáveis e uma maior qualidade de vida, no entanto, nesse artigo vamos listar os principais benefícios e alguns mecanismos de ação:


  1. Aumenta a percepção de bem-estar: as AFs promovem a liberação de neurotransmissores (substância química cerebral) como serotonina e dopamina que promovem a sensação de prazer, "felicidade", motivação e satisfação.

  2. Melhora a função cardiorrespiratória: os sistemas respiratório e cardiovascular são responsáveis por captar e bombear o sangue repleto de oxigênio para nutrir as células corporais e promover o bom funcionamento dos órgãos, músculos e vísceras. Melhorando a funcionalidade desses sistemas automaticamente melhoramos nossa saúde.

  3. Reduz os sintomas de transtornos mentais: em especial os exercícios físicos, podem ser utilizados como uma estratégia não farmacológica para diminuir a sintomatologia dos transtornos mentais como depressão e ansiedade.

  4. Altera liberações hormonais: como é o exemplo da endorfina principalmente em atividades aeróbicas, os níveis de testosterona e cortisol também podem ser alterados com o treinamento de força.

  5. Diminui o estresse e melhora o humor: o estresse pode ser o precursor de doenças cardiometabólicas e transtornos mentais, o que altera a estabilidade humoral. Dessa forma, diminuindo o fatores estressores o humor também é melhorado, as AFs são responsáveis por essas alterações devidos aos motivos citados acima.

  6. Aumenta a massa muscular: os treinamentos de força (musculação, funcional, Cross training e Pilates) são exercícios que atuam diretamente no aumento da massa muscular (hipertrofia muscular) quando programados para essa finalidade. Promover o aumento do tamanho e do volume muscular pode alterar as liberações hormonais, prevenir doenças e lesões, além de alterar o metabolismo corporal.

  7. Melhora a autoestima: as AFs podem impactar positivamente na percepção que a pessoa tem de si, o que pode estar associada percepção de autorrealização, autoconfiança, melhora do humor e modificações na estrutura do corpo (estética).

  8. Melhora a qualidade do sono: as AFs são capazes de melhorar a qualidade do sono, ou seja, dormir melhor durante à noite, reduzir a incidência de insônia, pensamentos ruminantes, pesadelos e sonhos muito intensos que podem interferir na sensação de descanso.

  9. Previne doenças: as AFs exercem ação protetora que previne doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, dislipidemias, câncer, dentre outras) e doenças neurológicas/desmielinizantes (Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, neurite óptica, etc).

  10. Reduz o percentual de gordura corporal: modificando as composições e o peso corporal, o que reduzir marcadores inflamatórios, síndrome metabólica e obesidade.


Todos os benefícios citados impactam positivamente na aptidão física, melhorando a funcionalidade corporal permitindo que as tarefas cotidianas sejam executadas com mais facilidade e eficiência.



Não importa a modalidade, o importante é se movimentar. Foto: Canva.


Como obter os benefícios da atividade física para saúde?

Qualquer pessoa tem a capacidade de tornar a rotina mais ativa e usufruir dos benefícios de levar uma vida mais saudável. Comece aos poucos, substituindo pequenas ações:


  1. Utilize menos o carro ou a motocicleta e substitua por deslocamentos com bicicleta ou a pé;

  2. Opte por cozinhar no lugar de comprar comida e vá ao supermercado escolher alimentos saudáveis.

  3. Faça uma atividade ao ar livre no seu momento de lazer;

  4. Escolha uma atividade que você goste e a realize pelo menos 2 vezes na semana (uma atividade não necessariamente física, mas que te faça vibrar).

  5. Ingresse em um protocolo de exercícios físicos seguindo as recomendações da OMS, apresentados no artigo Atividade Física: Conceitos gerais e definições.


Mudar hábitos enraizados não é fácil, porém, incluir mais movimento no seu cotidiano é fundamental para sua saúde. Algumas podem ser:


  1. Comece com uma AF que não exija tanto do seu corpo e do seu preparo físico;

  2. Encontre um local que você se sinta confortável para realizar suas práticas;

  3. Pratique AFs perto de casa, facilitando a manutenção do hábito, reduzindo a chance de desistência;

  4. Tente fazer AF que outras pessoas do seu ciclo social praticam, convide um amigo para iniciar com você ou faça amizade no local escolhido. Ter um vínculo social reduz a desistência.

Vale lembrar que as AFs devem levar em consideração a individualidade, preferências, hábitos e particularidades de cada ser, principalmente quando forem sistematizadas e planejadas. Portanto, procure um médico antes de iniciar para saber se há alguma contraindicação para você. Logo, procure um Profissional de Educação Física especializado e competente para programar e prescrever seus treinamentos, fazendo isso você evita que ocorram lesões e danos referentes a prática.

Atenção!! É fundamental estar alimentado e hidratado antes da AF, assim como é importantíssimo manter a hidratação por todo o período.

No artigo 6 Malefícios da Inatividade Física e Comportamento Sedentário confira as desvantagens para sua saúde ao adotar hábitos contínuos inativos e sedentários.


Referências Bibliográficas

WHO, World Health Organization. Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128.




Por MSc. Natiele Bedim


Assine o boletim informativo da CientiEFIcidade

Receba as postagens com exclusividade diretamente na sua caixa de e-mail, ofertas e lançamentos de cursos em primeira mão.

Muito obrigado(a) por assinar!

© 2023 by CientiEFIcidade. Powered and secured by Wix

bottom of page