top of page

Atividade Física: Conceitos gerais e definições.

A Atividade Física existe desde a pré-história, sempre houve a preocupação do ser humano em fortalecer o corpo para a caçar, cuidar da prole ou se deslocar por longas distâncias, porém a utilização das atividades englobava basicamente a sobrevivência e procriação. Com o passar do tempo os objetivos foram mudando, transformando-as e assumindo as finalidades que conhecemos hoje em dia. A evolução tornou as práticas físicas destinadas a melhoria da saúde, erradicação de doenças e endemias, culto ao "fitness" e ao padrão estético, aumento da performance física e esportiva.


Foto: Canva.


O “Boom” dos comportamentos de movimento!

Ao longo dos últimos anos muito tem se falado das atividades físicas, exercícios físicos e práticas corporais. Cada vez mais a ciência e as mídias nos mostram os motivos de mantermos nosso corpo ativo, em constante movimento. Esse cinesia apenas pode ser reproduzida através das Atividades Físicas. Mas afinal de contas, o que é Atividade Física? Qual a diferença entre Atividade Física e Exercício Físico?


Atividade Física (AF) é definida como “qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que resulta em gasto de energia acima da taxa metabólica basal no estado de repouso” (CASPERSEN; POWELL; CHRISTENSON, 1985, p.126-127).  Ou seja, a AF é qualquer atividade corporal na qual seu corpo sai do repouso e se movimenta gastando calorias. Os músculos são os principais responsáveis por esse movimento, mas é o cérebro que comanda e envia a mensagem para executar determinada ação. Dessa maneira, é considerado AF todas as práticas corporais, sem distinção. As AF durante o período de lazer “é composta por prática esportiva, tarefas domésticas, exercícios físicos, atividades laborais e outras atividades” (CASPERSEN; POWELL; CHRISTENSON, 1985, p.126-127). Podendo ser dividida em intensidades leve, moderada e pesada (hoje chamada de vigorosa).

 

O Exercício Físico (EX) por sua vez “é um subtipo da AF, porém, é planejado, estruturado, repetitivo e intencional, buscando a melhoria ou manutenção de um ou mais componentes físicos” (CASPERSEN, POWELL; CHRISTENSON, 1985, p.128). Os EX devem ser estruturados por Profissionais graduados em Educação Física, eles deverão ser planejados com a intenção de melhorar a qualidade de vida, a saúde, aumentar a força, a resistência muscular, coordenação motora, o humor, aumentar a massa muscular, reduzir dores e prevenir futuras doenças.



Foto: Canva.


A World Health Organization nas Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour recomenda a prática de 150 a 300 minutos de AF moderada ou vigorosa para adultos saudáveis, porém afirma que todas as práticas de AF contam, inclusive devem ser praticadas como parte do lazer, trabalho, esporte, transporte e tarefas domésticas (WHO, 2020). Portanto, independentemente do tipo, as Atividades Físicas devem ser contínuas, buscando a maior gama de movimentos corporais no cotidiano. Dessa forma, são as práticas regulares que vão garantir que os benefícios sejam comtemplados e os objetivos traçados sejam alcançados.

Saiba mais sobre os 10 Benefícios da Atividade Física para sua saúde, lendo o próximo artigo.

Na teoria os conceitos são diferentes e é importante saber diferenciá-los para entender com clareza a informação que os veículos de comunicação querem passar. Também será relevante para os nossos próximos conteúdos, então, se inscreva no site para receber diretamente artigos informativos, dicas e conteúdos únicos com alta qualidade. Informação é a base para melhorar algo, mas é a informação com propriedade que transforma seu saber em conhecimento.

E aí? Qual você mais pratica, AF ou EX?

Movimente-se!


Conclusão

Atividade Física (AF) é qualquer movimento corporal que resulta em gasto de energia acima do repouso, como por exemplo atividades laborais, de rotina domésticas, deslocamentos, etc. Já o Exercício Físico (EX) é planejado, estruturado, repetitivo e intencional, compondo uma subclasse da AF, são exemplares musculação, Pilates, Ioga, Lutas, Crossfit, etc.



Referências Bibliográficas

CASPERSEN, C.J.; POWELL, K. E.; CHRISTENSON, M. G. Physical Activity, Exercise, and Physical Fitness: Definitions and Distinctions for Health-Related Research Synopsis. Public Health Reports, v. 100, n. 2, p. 126-131, 1985.


WHO, World Health Organization. Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour. 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128.



Por MSc. Natiele Bedim



Kommentare


bottom of page